Jornalismo: Em Protestos as emissoras viram alvo e jornalistas pagam o pato - SBT World

ULTIMAS

18 de jun de 2013

Jornalismo: Em Protestos as emissoras viram alvo e jornalistas pagam o pato

13jun2013---policial-militar-atinge-cinegrafista-com-spray-de-pimenta-durante-protesto-contra-o-aumento-da-tarifa-do-transporte-coletivo-em-frente-ao-theatro-municipal-no-centro-de-sao-paulo-nesta-1371160760052_615x30
Jornalista é atingido por spray de pimenta
Protestos pelo Brasil
Alguém sabe o que está acontecendo? Qual seria a razão desses protestos por todo o Brasil? Por que só agora? Interessa há alguém toda essa rebelião e quebra-quebra?
Perguntas interessantes. Queremos saber porque somos brasileiros. E moramos no Brasil. Mas, eu não tenho essas respostas. Você tem?
O que eu sei é o que eu vejo. E eu vejo uma multidão de pessoas aglomeradas protestando em praças públicas, ruas, repartição pública. Vejo também aproveitadores se infiltrando nos manifestantes e se aproveitando da situação para espalhar o caos, a destruição, a sujeira, o pânico a outras pessoas de bem. Assim, entram em confronto com a polícia.
17jun2013---em-brasilia-apos-serem-contidos-por-um-cordao-de-isolamento-da-policia-militar-manifestantes-conseguiram-furar-o-bloqueio-e-invadiram-a-area-externa-do-congresso-nacional-nesta-1371522181784_615x300
Manifestantes ocupam Brasília
A causa
Isso tudo pode ser pelo valor do transporte, pode ser pela realização da copa no país, pode ser pelas obras superfaturadas, pode ser pelos políticos corruptos. Pode ser tanta coisa.
Tá, mas e aí?
O problema será resolvido? Talvez, mas eu tenho minhas dúvidas. Não é que eu não acredito no Brasil, pelo contrário, acredito, e muito. Mas com esses políticos que colocamos toda vez lá dentro, fica difícil acreditar.
O papel da TV
Agora vamos falar da nossa TV. Me lembro tempos atrás ver um grupo de manifestantes no Rio de Janeiro quebrando e incendiando ônibus com pessoas dentro. Um cinegrafista acompanhava tudo de perto mostrando os vagabundos correndo e espalhando gasolina. Quando notavam a presença da câmera, paravam e pulavam comemorando como se tivessem ganhado um campeonato.
Mais adiante, faziam o mesmo. Assim se foi, o cinegrafista correndo e mostrando tudo. Percebi naquele momento que o cinegrafista fazia o papel de incentivador.
Ora, claro que ele não estava participando da destruição e tampouco estava fomentando aquilo, mas como estava com uma câmera nas mãos, acabava incentivando aqueles atos. Principalmente porque corria e queria chegar primeiro ao local pra não perder nada do que iria acontecer.
Hoje acontece o mesmo. Os manifestantes não teriam a mesma voz se não pudessem ser registrados pela mídia, seja escrita ou falada. Eles dependem da mídia, principalmente a TV que mostra com imagem em tempo real tudo o que está acontecendo. Resumindo: o manifestante se empolga quando vê uma câmera a sua frente, mas o papel da TV é esse, é mostrar, registrar tudo o que acontece.
prefeitura invasao
Invasão em vários prédios públicos
As emissoras
Globo, SBT, Record, Band, RedeTV! entre outras, estão cobrindo os manifestos.
Parece que toda a audiência está concentrada agora nas passeatas noturnas.
REDE-GLOBO-LOGO-2012-2013A Globo faz o de sempre. No seu jornal, abre espaço para a notícia com ênfase e nos noticiários atualiza alguma novidade. Abrir mão da novela jamais, nem pensar.
Incrível como emissoras registravam todo o confronto de manifestantes com a polícia, enquanto a Globo ignorava e mantinha sua novela no ar.
SBT COM
SBT faz o arroz com feijão, nem mais, nem menos. O jornalismo da emissora cresceu muito e passa credibilidade, mas em algumas situações em que poderia investir um pouco mais, recua e acaba deixando passar informações importantes que enriqueceria seu jornalismo.
rederecordRecord é a TV que mais se interessa nesse tipo de reportagem. Faz questão de noticiar a cada instante o que está acontecendo e mantém repórteres ativos em toda sua programação. Falou em desgraça, a Record está presente.
Audiência da Band
Band é o meio termo. Gosto muito do jornalismo da Band. Fazem o noticiário bem feito e passam muita seriedade durante as transmissões desse tipo de gravidade.

Salários RedeTV!
RedeTV! Também cumpre bem o seu papel. Registra, faz suas reportagens e mostra as vezes sem cortes os acontecimentos.

Minha opinião
A função da TV é mostrar. Não interessa se o manifestante se empolga ou não, a TV tem que mostrar e estar atenta aos acontecimentos do dia-a-dia.
O que não entendo são as agressões a repórteres da Globo. Que a Globo e o governo manipulam o povo brasileiro como se fosse gado, isso eu não consigo negar. Se o povo está cansado da Globo, fazem protestos inclusive contra a Globo, fazem campanhas para ficar um dia sem ver a Globo, agridem os profissionais que estão pelas ruas, como pode ainda essa emissora estar em primeiro lugar de audiência disparado em nosso país. Que loucura é essa?
globo xinga
Pixações contra a Globo
Dilma falou a todos. Mas o que ela disse é o que queremos ouvir. Não que seja opinião dela ou não, mas é um texto preparado para conter o caos. Sou a favor de manifestação, mas sou contra quebrar, destruir.
Se estou cansado dos políticos do meu país, não voto mais neles. Lembra-se quando um fulano disse que não estava nem aí pra opinião pública? Sabem o que aconteceu? Votaram nele e colocaram-no lá de novo. Ano que vem tem eleição.
Quem serão os eleitos? Provavelmente até lá, a memória do povo se foi e Brasília ficará do mesmo modo que está hoje.
Querem hospitais, segurança e escolas? É tarde para se manifestar agora, o dinheiro, a grana superfaturada se foi. Se foi nos estádios que já estão construídos.
Acorda Brasil!
Por Roberto Sabbatino /  TV Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial