SBT Santa Catarina lança na abertura da 25ª. Festa Nacional do Pinhão a tecnologia HD para Lages



Após um período de aproximadamente 1 ano de trabalhos de todo o seu departamento técnico e de engenharia, o SBT-SC, em Lages, vai operar na TV aberta oficialmente com tecnologia HD (a chamada TV de Alta Definição). A estreia oficial deste novo formato aconteceu no dia de abertura da 25ª. Festa Nacional do Pinhão, na sexta-feira, dia 24/05/2013.

Mais uma vez com um moderno estúdio de produções, gravações e para a recepção de seus convidados, amigos e clientes implantado no Parque do Conta Dinheiro (juntamente com as demais emissoras do grupo como as rádios Clube e CBN – que farão uma grande cobertura de nosso maior evento), o SBT-SC estará com um grande monitor de LED no local para que o telespectador possa ver mais de perto a grande diferença do sinal transmitido em tecnologia HD.

Roberto Dimas Ribeiro do Amaral (Beto),Vice-Presidente de Produto do SCC, explica que a principal diferença é a qualidade das imagens e do som que chegarão até a casa das pessoas. “O formato da TV analógica atual aparece na tela na proporção 4x3 (com até 525 linhas horizontais de definição de imagem e 320 linhas verticais, que com as perdas da transmissão nunca chegam até os domicílios em sua totalidade). No formato HD a proporção será de 16x9 (com até 1.080 linhas horizontais de definição de imagem por 720 linhas verticais, sem perdas). Isso significa uma qualidade bastante superior”, explicou.

Para exemplificar melhor as diferenças,Beto brincou: “Quem for bonito, vai ficar ainda mais belo nas imagens da TVDigital. E quem tiver algum defeito na pele, por exemplo, vai aparecer commaior nitidez. Isso vai exigir na TV Digital um grande esforço a mais noscuidados da produção dos programas. E vai possibilitar evolução importante naprodução dos comerciais de TV, com uma melhor visualização ou exposição dedetalhes dos produtos, por exemplo”, disse.

Para que a TV de alta definição fosse realidade em Lages, o SBT-SC investiu forte e pesado nos últimos tempos (o processo todo começou há mais de dois anos). Uma primeira mudança necessária foi adquirir equipamentos novos de produção (câmeras, equipamentos de edição e finalização de áudio e imagens, etc). Foi necessário ainda montar uma nova switch máster no morro das antenas, local totalmente projetado e estruturado para operar com transmissões em Alta Definição (Hight Definition – HD). Foi necessário também proceder a vários treinamentos e qualificações técnicas na equipe, melhorar e reforçar toda a estrutura física e elétrica do local onde seria instalada essa central, sem falar na aquisição e instalação de novos transmissores para a tecnologia digital.

Para que essa operação e logística fossem realizadas a contento – com o investimento de grande soma de recursos e de tempo no processo, beneficiando principalmente os anunciantes e os telespectadores, uma decisão fundamental foi necessária. Ela partiu do Presidente do SCC, Dr. Roberto Rogério do Amaral, engenheiro em telecomunicações, apaixonado pela área, pioneiro em TV na Serra Catarinense e uma pessoa movida a novos desafios. “Embora tenhamos uma atuação em nível estadual, nós somos um grupo de comunicação de Lages, genuinamente catarinenses. Por isso, tínhamos até como obrigação inaugurar a TV Digital napraça de Lages. Este é mais um desafio superado”, disse Roberto Amaral.

Dr. Roberto teve como suporte toda a equipe técnica do SCC, nas pessoas dos engenheiros Rui de Oliveira (Diretor Técnico do SCC) e Fábio Warmling (Diretor de Engenharia),além de Éder Roberto Borges (Gerente de Operações – OPEC), Antônio de Souza(Gerente Técnico), os engenheiros Jacques Weisemberg e Rui de Oliveira Júnior,além do próprio Roberto Dimas do Amaral (Engenheiro Elétrico e Doutor em TV Digital), que acompanhou de perto e supervisionou todo o processo.

Depois de Lages, as próximas cidades a contarem com TV Digital em Santa Catarina serão as praças de Florianópolis, Joinville e Blumenau, o que deverá acontecer nos próximos meses.
Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.